A importância da proteína na alimentação

Carboidrato-e-proteínaQuando pensamos em uma alimentação equilibrada e um corpo saudável, não podemos deixar de lado as proteínas, que participam de todas as estruturas do corpo, além de contribuírem para a formação dos músculos e muitas funções do sistema nervoso e de defesa. Mas da onde vêm todos esses benefícios das proteínas? Beatriz Botéquio, nutricionista pós-graduada em promoção da saúde pela USP, explica que “os responsáveis por essas atividades são os aminoácidos essenciais, pequenas partículas que formam este nutriente e que não podem faltar para a manutenção da saúde”.

As proteínas são divididas em dois grupos: de origem animal (carnes, aves, leites e derivados) e de origem vegetal (leguminosas e cereais), e são compostas por diversos aminoácidos, que atuam de diferentes maneiras no organismo.

A soja, por exemplo, é a única proteína de origem vegetal de alto valor biológico. Métodos para avaliar a qualidade das proteínas estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmam que este grão contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes, de bom aproveitamento pelo corpo e alta digestibilidade, e como as proteínas animais, são classificadas como proteínas completas.

O consumo adequado de proteínas é importante para garantir a saúde e, de acordo com Beatriz Botéquio, “a ingestão de proteína deve estar focada nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), mas também é recomendado que aconteça nos intervalos para alcançar as recomendações de ingestão diária de todos os aminoácidos”.

Autor: Portal Herbalife

Compartilhe esse post
468 ad