É possível comer bem na correria do dia a dia

Com a vida atribulada que temos hoje em dia, nossa alimentação é constantemente afetada por alimentos com baixo teor nutricional e que fazem com que nossa saúde fique prejudicada. Pessoas que tem de comer fora de casa, que ficam o dia todo no trabalho e que voltam apenas à noite para seus lares, tem maiores dificuldades em manter uma alimentação equilibrada e saudável. Um dos principais fatores é que a oferta de alimentação na rua, geralmente é composta por alimentos ricos em gordura, açúcar ou sal e que além de não trazerem benefícios à saúde, prejudicam diversas funções.

Mas isso não é desculpa para ter uma alimentação que não seja saudável. Afinal, quem escolhe o que vai comer é você, não é mesmo. E mesmo que a oferta de alimentos saudáveis ainda seja pequena, já é possível ter uma alimentação saudável e equilibrada, mesmo passando o dia todo fora de casa. Algumas medidas terão de ser tomadas, mas você pode sem maiores problemas obter opções saudáveis para comer.

Para melhor exemplificar isto, vamos pensar em um dia normal, com café da manhã, almoço, janta e um lanche no meio da manhã e um no meio da tarde. Assim ficará mais fácil entender e explanar opções saudáveis para você.

  1. Café da manhã: tida por muitos como a refeição mais importante do dia, o café da manhã na grande maioria das vezes é tomado em casa. Neste caso, facilmente pode-se ter frutas, cereais, café e sucos a sua disposição. Optar por comidas sem gordura ou açúcar é muito importante. Já para quem tem que tomar o café da manhã fora de casa, é importante que opte pelo mais saudável possível. Café sem açúcar ou com açúcar mascavo, frutas, pão integral e outras opções saudáveis são facilmente encontradas em diversas padarias.

  2. Lanche da manhã: fazer um lanche entre as principais refeições, além de reduzir o tempo de jejum entre elas, melhora as funções do organismo e você não vai descontar tudo na próxima refeição. Para este momento, uma fruta como uma maçã, banana, laranja ou até mesmo uma mistura delas numa salada de frutas é uma excelente opção. Um café com pão integral e queijo sem gordura também é viável. Para quem trabalha num escritório e não tem tempo para sair de seu posto de trabalho, uma barra de cereais, de preferência sem chocolate, também é uma opção saudável e prática.

  3. Almoço: uma das principais refeições do dia, o almoço deve ser regrado e se deve buscar um local que ofereça boas opções de saladas, carnes magras, massas e grãos integrais. Caso não encontre, uma boa opção seria uma refeição com arroz e feijão, bastante saladas e uma carne magra. Por sinal, o arroz e feijão vem sendo estudado pela ciência e apontado como uma mistura altamente saudável, rica em ferro e proteína.

  4. Lanche da tarde: este lanche segue a mesma linha do lanche da manhã, mas é importante, para que você não enjoe do mesmo alimento, que este seja diferente do da manhã. No mais as opções são as mesmas.

  5. Janta: esta é um opção que geralmente é feita em casa. Para ter uma refeição saudável e prática, opte por saladas variadas, um carboidrato apenas e uma proteína. Um sanduíche com salada e queijo ou presunto é uma opção viável. É importante que você coma alimentos leves e sem gordura, pois assim seu sistema digestivo não ficará sobrecarregado enquanto você dorme. Além disso, é aconselhável que antes de dormir se ingira algum alimento leve, como uma fruta pequena, já que você ficará mais de 6 horas dormindo e sem se alimentar.

Autor: Portal Herbalife

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